Notícias

Quase três meses depois, Android Pie ainda está em menos de 0,1% dos celulares

Data: 2018-10-29 - Categoria(s):MOBILE

O Android 9 Pie foi lançado em 6 de agosto, mas quase três meses depois, a versão mais recente do sistema operacional móvel do Google ainda está em menos de 0,1% de todos os dispositivos usando o software no mundo, segundo números do próprio Google.


Todo mês, a página para desenvolvedores do Android é atualizada com novos números de distribuição das versões do sistema. O Android 9 Pie sequer aparece no gráfico disponibilizado pelo Google, o que significa que ele tem menos de 0,1% de uso.


Até o Android Gingerbread, lançado há oito anos, tem mais usuários: 0,2% do total. A versão mais popular do sistema no momento é a Nougat, que está em 28,2% dos aparelhos, seguida pelo Android Oreo (21,5%) e pelo Marshmallow (21,3%).


Poucos smartphones no mundo já receberam o Android Pie. Os primeiros a receber são os da linha Pixel, produzidos pelo próprio Google, mas em 15 de outubro - mais de dois meses após o lançamento do update - "apenas" 75% de todos os Pixels já tinham o novo Android instalado.


Como comparação, os números mais recentes da Apple indicam que o iOS 12 está em 50% de todos os iPhones e iPads após menos de um mês desde o lançamento da atualização. Vale lembrar que existem muito mais iPhones do que Pixels no mundo, levando em conta que a Apple é uma das três maiores vendedoras de smartphones do planeta.


Fora o Pixel, outros smartphones que já foram atualizados para o Android Pie incluem o Essential Phone, o OnePlus 6 e o Nokia 7 Plus. Nenhum deles é vendido no Brasil. Entre os que são vendidos aqui, a expectativa é de que o update chegue primeiro o Motorola One, cujo software é controlado pelo Google, até o fim do ano.





Tags: